O que é que nos motiva?

Muitas pessoas encontram motivação no seu próprio desenvolvimento pessoal, no desenvolvimento profissional de colegas ou através de reconhecimento dos seus pares. Outras, encontram motivação através de compensações monetárias ou de promoções na hierarquia da estrutura empresarial. 

Muito já foi estudado sobre motivação, mas este tema é ainda dúbio e não apresenta uma resposta clara para muitos. E então… o que é que faz com que as pessoas estejam realmente envolvidas e motivadas?

Podemos classificar a motivação em dois grandes grupos, intrínseca e extrínseca. A motivação intrínseca é inerente ao indivíduo. Ou seja, uma pessoa realiza uma tarefa pelo seu sentido de missão ou pela natureza da própria tarefa. Por outro lado, a motivação extrínseca deriva de um fator externo, sendo que nada é realizado sem que uma recompensa esteja associada.  

Segundo Daniel Pink os motivadores humanos mais fortes são intrínsecos. No seu livro Drive, divide a motivação intrínseca em três categorias: 

  • Autonomia: o desejo de auto-gestão;
  • Maestria: o desejo de aperfeiçoar e criar novas capacidades;
  • Propósito: o desejo de fazer um trabalho com significado. Que acrescente mais valor à equipa que apenas a cada membro. 

No entanto, não é possível fazer com que as pessoas se sintam motivadas. Mas, podemos criar as condições necessárias para maximizar as probabilidades de acontecer.

Na minha opinião, para motivar é preciso envolver os membros no grupo, criando um sentido de pertença. Algumas práticas possíveis de implementar são:

  • Expectativas futuras: criar um futuro dinâmico e distinto, através de eventos de equipa, vantagens, novas abordagens ao trabalho;
  • Conhecimento: através de formações, talks internas, eventos e conferências;
  • Relevância: criar um espaço onde cada possa ter uma voz, investir em interações 1:1, delegar responsabilidades nos membros da equipa e promover a independência da mesma, e tomar decisões baseadas no seu feedback;
  • Reconhecimento: através de um método de feedback que proporcione reconhecimento e agradecimento pelo trabalho realizado entre o grupo.

Para concluir, o mais importante para exponenciar o envolvimento e motivação no trabalho, é identificar o tipo de motivação que move cada pessoa. Assim, é possível tomar decisões e agir segundo essas motivações. 

Partilhe este artigo: