FDP: Prioridades

Terá a equipa a necessidade de recorrentemente chamar a atenção para a prioridade ou para a (re)priorização do backlog? A responsabilidade do Product Owner para com a priorização é claramente um dos pontos importantes do seu papel.

FDP!!!! 😮 fatiar, descartar e priorizar, para quem pensou em outra coisa !

Não olhando hoje para o fatiar e descartar, vamos empurrar tudo isso para o fundo do backlog, a prioridade das stories que vamos ter que trabalhar nas próximas interações é um ponto importante a ser verificado nas sessões de refinamento.

Tendo o Product Owner o trabalho assíncrono, pré sessão de refinamento (ver Refinamento: Ter ou não ter), de priorizar e garantir que a entrega de valor é ordenada do maior para o menor, a equipa tem! e deve! ajudar a identificar aquilo que poderá ser mais prioritário, mesmo não trazendo o máximo valor (um quick win). Por quê?  Porque questões de bloqueio, dependências, podem estar no caminho da entrega de maior valor.

Vejam estas indicações por parte da equipa, como um factor de melhoria e refinamento do backblog. Identificar agora um potencial bloqueio, retirar ou baixar a prioridade a uma story, para que seja possível, aquando do seu planeamento, ter todo o caminho LIVRE e conseguir ir a toda a velocidade para a Entrega, é uma ação que a equipa deve fazer! 

Atenção que não estou quer dizer que é equipa que prioriza, mas sim que a equipa ajuda o Product Owner a tomar a melhor decisão com base na informação disponível, sobre as prioridades.

Olhar com mais par de olhos para a story, ajuda!

Recomendo que as equipas não tenham medo de partilhar a sua visão sobre as prioridades, e que os Product Owners não vejam essa partilha como um ataque ou intromissão ao seu papel, mas sim como uma ajuda de quem conhece o “COMO é feito”. 

Ponto fundamental: 

 “Toda Lista maior ou igual a 2 deve ser priorizada” 

 By Rodrigo Toledo – K21. 

Ou seja, TEMOS que ordenar os itens mais importantes ao topo e não podem existir itens IGUAIS em prioridades. O que isso quer dizer? Que se tivermos 2 itens “empatados” no topo do backlog como os mais importantes, TEMOS que desempatar para 1 deles seja o mais importante e o outro o 2º mais importante. 

Existem várias técnicas de priorização que podem ser utilizadas para validar o ROI das stories, mas falarei disso em outro artigo, ou falará o Ricardo Caldas 😄😜

Não gostamos de descartar ideias, mas temos que as priorizar. Com número de pessoas e recursos limitados, temos que optar pelo mais importante e saber gerir o impacto da decisão e os seus efeitos colaterais… ora validem aqui este joguinho que é um bom exemplo.

(Eu gosto de tomar decisões informadas, e vocês ?)

No final das contas todos queremos entregar melhor, mais rápido e com o máximo de valor. 

(desde que não seja um pastel de vento).

No refinamento opinem, deitem cá para fora, digam de vossa justiça! 

Afinal, a NOSSA equipa só tem um objectivo!!! 

… certo !?😏

Imagem: Henrik Kniberg

FDP – Fatiar, Descartar e Priorizar – by Rodrigo de Toledo

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Descobre todas as formações
que temos disponíveis.

Similar Posts

Subescrever Newsletter

Your message was successfully sent