Tens 40 anos ou mais? Desculpa lá, mas estás velho! 👴🏼

“O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa…”

Sim, eu tenho idade pra ter visto isso na televisão. Tudo bem que eu era um miúdo (talvez um puto), mas esse “jingle” grudou no ouvido de todos no Brasil.

Desculpa lá, mas tenho uma coisa pra dizer: Nós estamos velhos! Infelizmente é isso mesmo que você ouviu! Com 40 anos ou mais nós estamos velhos!!!!!!

E por que eu digo isso? Porque no momento que escrevo esse artigo, conheço pelo menos 4 amigos (2 casais) que estão desempregados e estão nessa faixa etária. Isso mesmo, os 2 casais estão sem emprego, com filhos e contas a pagar. 😭

Você pode estar pensando: “ahh Ricardo, mas é uma exceção”. Desculpe mas infelizmente não acredito que seja.

Quem me conhece sabe que sou observador e identificador de padrões e esse padrão tem sido uma constante principalmente com amigos e colegas que estão no Brasil.

Eu mesmo há poucos anos tive dificuldade de encontrar trabalho após sair da Rio 2016. Ainda bem que tinha feito uma boa reserva para poder ter tempo de escolher e encontrar um lugar maneiro para trabalhar.

Mas e quem não tem essa reserva? E que tem, mas tá levando mais tempo do que o “previsto” e a grana está a terminar? #comoFaz

Assim como aconteceu comigo, tem acontecido com essas pessoas que relatei o seguinte padrão. 

Elas enviam o CV para um vaga e na grande maioria dos casos acontecem esses tipos de situações:

  • Nenhum feedback da empresa. #maoirParteDosCasos
  • Algum robô responde em alguns dias que seu perfil é top, bla, bla bla, mas a vaga fechou e não foram selecionados. #tenteNovamente
  • Gincana de testes psicotécnicos, lógicos, de perfil, cultural dentre outros; #enemDoEmprego

Quando acontece uma rara exceção, sorte ou indicação do CV ser visto e agendarem uma entrevista, os principais feedbacks que estão escutando são:

Google Images - Você está over qualified
  • Você é overqualified, rapidamente vai saltar fora do emprego;
  • Precisamos de pessoas mais jovens, com energia e pensamentos inovadores;
  • Expectativa salarial é alta ou baixa demais;
  • Não tem certificação ou experiência num curso ou forma de trabalhar;
  • Está muito tempo sem trabalhar
  • Etc..

E os 20 e tantos anos (ou mais) de experiência que essas pessoas possuem? Deita fora no lixo? Não servem pra nada?

Devemos então mudar as regras da reforma (aposentadoria no BR) para aos 40 e poucos, não sermos mais produtivos e recebermos pensão do governo? Como que é?

O que mais me deixa “indignado” é que muitas dessas pessoas estão com sua capacidade produtiva e intelectual sendo deixadas de lado por serem mais velhas ou por não se “encaixarem” em um perfil.

Como algumas pessoas dessa faixa etária tem me procurado mais frequentemente sobre essa questão do trabalho x idade, esse tema ficou no meu radar mais fortemente e tenho tentado ajudar de alguma forma na medida do possível.

Uma das maneiras de ajudar, tem sido de indicar oportunidades que vejo seja no Brasil ou em Portugal. 

Para alguns mais próximos estamos ajudando doando vagas em nossas formações da Agilenow para dar um “up” em alguns skills que eles ainda não tem. Também fiz um bate papo com algumas pessoas para juntos, estruturamos um possível plano de realocação e estruturação da carreira e eles estão a seguir alguns possíveis caminhos.

A questão que quero trazer com esse artigo é: Pensem na carreira, futuro e aposentadoria de vocês. Nunca sabemos se algum imprevisto vai acontecer e se acontecer, é importante estarmos o mais preparados possível.

Como disse mais acima, tem poucos anos que me atentei a isso e na sequência organizei meu plano pessoal, profissional e financeiro de vida. Que foi atualizado algumas vezes, dados algumas metas atingidas e novas incluídas. Minhas decisões pessoais e profissionais têm sido baseadas nesse plano e até então tá dando tudo certo. 🙏🏻

Espero que o mercado não tenha mais carinho nas avaliações das pessoas por competências e deixem de lado questões de idade e outras citadas acima.

Tem MUITA gente boa e competente querendo trabalhar. Sem contar que ao darmos uma oportunidade para esse “grupo de pessoas”, a normal é que elas sejam mais “engajadas” pois reconhecem e agradecem a oportunidade de trabalho, “na sua idade e situaçao”.

Pensem nisso recrutadores(as)!!! 🙏🏻

Então, tens um plano em andamento? Já pensou sobre isso? É simples de fazer e se quiser bater um papo sobre isso, mande uma mensagem via InBox.

Referências

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Descobre todas as formações
que temos disponíveis.

Publicações Semelhantes

Subescrever Newsletter

A sua mensagem foi enviada com sucesso. Obrigado.​