Novo na empresa: como me apresento?

Era uma vez…

Bom dia, tudo bem? Acabei de entrar na empresa para trabalharmos juntos e gostaria de me apresentar rapidamente, posso?

Me chamo Ricardo, sou Brasileiro (nascido e criado no Rio de Janeiro) mas moro em Lisboa (Portugal) desde Dezembro e 2018 junto com a minha esposa mas grande parte dos meus amigos e família estão no Brasil (Pai, Mãe, Tias e Primas). Ah, eu também tenho um irmão mais velho que é casado, tem 2 filhos lindos e moram em Chicago (USA) desde 2017..

Time: Ricardo, por que você veio morar em Lisboa, pode contar? Claro que sim, mas deixa eu voltar no tempo rapidinho para dar contexto…

Sou formado em Análise de Sistemas e tenho 20 anos de experiência em tecnologia e comecei montando computadores, virei desenvolvedor (.NET), passei para coordenação de times, gestão de projetos mas desde 2016 tenho trabalhado com agilidade. Ao longo dessa jornada, trabalhei em diversas empresas legais e conhecidas e fui conquistando conhecimentos através da prática mas também de algumas certificações que fui tirando ao longo do tempo.

Acontece que quando trabalhei nas Olimpíadas Rio 2016, uma das minhas metas pessoais de trabalhar e morar do Brasil ficou mais latente, então depois que eu saí do comitê eu me dediquei à essa meta e depois de 2 anos me preparando e buscando a oportunidade certa, eu conseguir realizar esse sonho e cá estou vivendo e trabalhando.

Apesar de ter vindo morar em Lisboa e aqui falarmos Português, saber outros idiomas ajudou na conquista dessa vaga pois aqui temos diversas pessoas e empresas de outras nacionalidades, então é importante estar preparado para se comunicar bem.

Além dessa meta de ter uma experiência internacional, também tenho outras como:

● Viajar e conhecer o mundo;
● Crescer a família:
● Estudar e aprender sobre alguns temas que estão no meu backlog;
● Doar meu tempo contribuindo e ajudando a comunidade ágil com o conhecimento e experiência que tenho;
● Ajudar a comunidade ágil, doando meu tempo e conhecimento.

Time: Que legal Ricardo, tem algo a mais que queres compartilhar?

Tem sim pessoal! É rapidinho, prometo.
Nas horas vagas eu adoro cozinhar, assistir Netflix, escutar música, ir à praia, viajar e ler.
Além disso eu sou uma pessoa muito transparente, resistente e corajosa.

Obrigado por me receberem no time e contem comigo para ajudar no que for possível para alcançarmos nossos objetivos. E se quiserem conversar mais sobre alguma conexão e ponto em comum, estou à disposição.

E aì, que acharam dessa forma de apresentação? Sabem o que é? Chama-se Personal Map, criado pelo Jurgen Appelo, ensinada nas aula de Management 3.0 e podemos aplicá-la de diversas formas possíveis.

Particularmente eu gosto muito da forma que meu amigo (e mentor) Tadeu Marinho aplica o Personal Map, tanto que adotei esse modelo nas aulas de Management 3.0 que dou e nos times que trabalho quando estou atuando como Agile Expert em algum cliente. Vocês podem ler o artigo do Tadeu de como aplicar o Personal Map.

E como o Personal Map pode ajudar?

● Autoconhecimento;
● Reduz a distância mental entre as pessoas:
● Criar conexões;
● Gera empatia;
● Conhece melhor as pessoas;
● Ferramenta para team building;
● Contratação de pessoas (pedir para o candidato criar e apresentar seu Personal Map)
● Etc…

O Personal Map é uma ferramenta e prática muito poderosa que ajuda as pessoas se conhecem mais, melhor e criarem conexões entre elas pois normalmente em ambiente corporativo não entramos em detalhes pessoais quando nos apresentamos porque podem achar que “não é profissional” falar que adoro cozinhar, por exemplo. E se tiverem mais pessoas que também gostam e juntos, marcamos um final de semana para preparar e comer algo gostoso? Já pensou nisso?

Ao invés de apresentar a ferramenta para vocês nesse artigo, eu me apresentei usando o meu Personal Map e acredito que alguns de vocês possam ter criado alguma conexão comigo ou ao menos me conheceram um pouco mais do que normalmente aconteceria (eu falaria somente do profissional, certificados e experiência, correto?).

Rodar o Personal Map em uma turma de Management 3.0 que dei em Julho de 2018 ajudou bastante em uma dinâmica do Delegation Poker que rodei com a turma pois as pessoas já conheciam melhor. Se quiserem saber mais sobre isso, podem ler o artigo sobre Delegation Poker.

Para concluir, eu acredito bastante no “poder” do Personal Map pois como disse, tem ajudado muito nas aulas que tenho dado mas principalmente no trabalho de Agile Expert para a ajudar os times a se conhecerem mais e seguirem no caminho serem times de alta performance que possuem confiança e integração entre eles. #teamBuilding

É isso pessoal, espero que tenham gostado e que rodem o Personal Map com vocês mesmos e com suas equipes.

Nos vemos em breve, no próximo artigo.

Se quiser falar mais sobre a dinâmica e o tema me procure que ficarei feliz em conversar contigo.

Abraços e até a próxima.
Ricardo Caldas

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Descobre todas as formações
que temos disponíveis.

Publicações Semelhantes

agile
José Nicolau

Qual a melhor Ferramenta?

Têm me posto esta questão: qual a melhor ferramenta ou qual a melhor ferramenta ágil? Ferramentas ágeis são como as métricas ágeis…. são apenas ferramentas

Ler mais »

Subescrever Newsletter

A sua mensagem foi enviada com sucesso. Obrigado.​