Kudos em uma Aula Agile

  • arrow
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Fala galera, tudo bem?

Vou usar o mesmo racional do artigos anteriores pressupondo que vocês já conhecem os Kudos Cards criado pelo Jurgen Appelo e ensinado nas aulas de Management 3.0. Caso ainda não conheçam, leiam o Artigo do meu amigo, Tadeu Marinho.

Contexto: Trabalho como Agile Expert e na empresa que trabalho temos uma cultura muito forte de feedbacks e reconhecimentos pois acreditamos e praticamos a melhoria contínua, seja do indivíduo, do coletivo ou da empresa.

Portanto em todas as aulas que damos ou empresa que trabalhamos passamos esses conteúdos e práticas para nossos alunos e clientes lembrando que nossa forma de ensinar é: praticar e depois conectar com a teoria.

Isto posto, vou compartilhar com vocês como tenho ensinado o Kudo Cards para os alunos durante as aulas de uma forma prática, divertida mas também explicando a teoria.

Normalmente as aulas são de 2 dias de aula que tem sido online via Zoom e até aí nada de especial (muitas aulas e reuniões mudaram para o Online até voltarmos para o presencial).

Ao longo do primeiro dia vou entregando o conteúdo da aula, fazendo dinâmicas, conhecendo mais os alunos e num ambiente de muita interação, vamos pouco a pouco ficando mais próximos e à vontade para discutir os pontos abordados na aula.

Próximo ao final do 1º dia de aula, eu apresento um slide para eles, também envio um link e explico:

● Acessem o link:
● Coloquem uma foto que gostem;
● Adicionem seu nome;
● Não deixem para última hora pois será utilizado para uma das dinâmicas e conteúdo da aula.

Kudo Cards Board Vazia

After that the class goes on normally and I close the day with a feedback session to find out what went well and what I can improve for the 2nd day of class or for the next classes.

Antes de começar o 2º dia de aula eu verifico se todos os alunos já colocaram as fotos e nomes. Normalmente faltam alguns, então eu faço alguns pontos de checagem com eles pedindo novamente para atualizar o board. Normalmente faço isso antes dos breaks para que os alunos não se distraiam com a foto e deixem de prestar atenção na aula.

2º dia Morning Board

A aula segue normalmente e como conteúdo para fechar o treinamento, entramos na dinâmica dos Kudos Cards abro o board que contém as fotos e nomes de todos os alunos (às vezes algum aluno atualiza o quadro nesse momento: #fazParte ?).

Antes de começarmos as sessão de distribuição dos Kudos, eu apresento o board e a dinâmica para os alunos, falando do que eu espero que eles façam e mostro como fazer, dando o 1º Kudo Cards para algum aluno da turma.

A partir daí eu abro oficialmente a dinâmica para que os alunos possa dar feedbacks e reconhecer os demais colegas e trainers que participaram dos 2 dias de aula.

A restrição é não ter restrição. Todos podem distribuir Kudos para quem quiser na quantidade que quiserem. A decisão é deles ?.

E aí começa uma das partes mais legais da aula: Ver as pessoas reconhecerem os colegas de aula de uma forma orgânica e natural. Ponto importante: As pessoas se conhecem a 1 dia.

Management 3.0 Board Final
Aula HR Agile (por K21) – Board FInal

OBS: Durante os 2 dias de aula por várias vezes falo e dou exemplos sobre a importância do feedback e do reconhecimento das pessoas pois É uma forma de quebrar as limitações hierárquicas e encorajar todos a oferecer feedback positivo instantâneo.

Espero o efeito “pipoca” passar e ao perceber que a maioria já fez seu reconhecimento eu explico os Kudos Cards e fecho a aula com todos os alunos (e trainers) numa energia sensacional.

Por hoje é só pessoal. Existem várias formas e ferramentas para rodar os Kudos com seus colegas de trabalho que podem consultar no site da Management 3.0.

Espero que tenham gostado!

Se quiser falar mais sobre a dinâmica e o tema me procure que ficarei feliz em conversar contigo.

Abraços e até a próxima.
Ricardo Caldas

Descobre todas as formações
que temos disponíveis.

Subescrever Newsletter

A sua mensagem foi enviada com sucesso. Obrigado.​