Como utilizar os 7 níveis de delegação

  • arrow
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Fala galera, tudo bem?

Tem pouco tempo eu escrevi um post sobre o quanto eu acredito no empoderamento das pessoas e do quanto os 7 níveis de delegação, criado por Jurgen Appelo e ensinado nas aulas de Management 3.0 são poderosos.

O artigo que escrevi Using the 7 Levels of Delegation with Unknown People in a real Practice foi sobre uma situação incrível durante uma das minha aulas mas dessa vez vou trazer um exemplo de como uso os 7 níveis de delegação no meu dia a dia na empresa que eu trabalho, a Knowledge21.

Mas antes deixe-me apresentar rapidamente os 7 níveis de delegação:

  1. Tell: As a manager, I make the decision
  2. Sell: As a manager, I make the decision, but try to persuade others to accept it
  3. Consult: As a manager, I collect information from the team before making a decision
  4. Agree: As a manager, I decide together with the team
  5. Advice: My team makes the decision, but I try to influence them with some information or opinion
  6. Inquire: My team makes the decision and then informs me about it
  7. Delegate: I have no influence and the team makes the decisions on its own.
7 Níveis de Delegação

Maravilha, conhecendo os níveis de delegação, como utilizo no meu dia dia? Mais precisamente, como utilizo na minha agenda de trabalho como Agile Expert? Vou te contar 🙂

Na Knowledge21 temos uma agenda de trabalho de todos Experts (organizada por times) que está disponível e acessível para todos os colaboradores da empresa e que está na nuvem (Google Docs).

Essa agenda possui alguns legendas, restrições e informações de preenchimento que orienta os Agile Experts no preenchimento como: Cores Específicas para Feriados, Cores Específicas para dias de trabalho confirmados ou não confirmados, etc.

Ponto importante: A decisão de delegação da agenda varia de cada Agile Expert conforme suas restrições e nível de empoderamento que deseja partilhar com a empresa. Ou Seja, um Expert pode não delegar nada na sua agenda ou pode criar diferentes níveis de deleção na sua própria agenda e o coletivo vai entender e aceitar tranquilamente suas decisões.

Dado esse contexto, vou apresentar pra vocês quais são os níveis de delegação da minha agenda de trabalho que são:

● If the day is blank = D6 (Remember the time zone BR x PT).
● MOP (Internal Work) and Travel = D4
● Training: Leave 1 day between training sessions (Just a restriction).

Minha Agenda de Trabalho com Acordos, Restrições e Delegação de Equipe

O que isso significa?

● Se algum dia na minha agenda estiver em branco e alguém na empresa precisar de mim, essa pessoa pode atualizar a minha agenda com o trabalho e precisa me avisar que fez a atualização. E por que eu preciso ser avisado? Somente porque para mim é importante saber que terei um trabalho e me preparar para ele. Caso contrário eu poderia não aparecer, caso não olhasse a minha agenda.
● As restrições que estão com a Delegação 4, tem relação com alguma decisão que preciso tomar junto com a pessoa que precisa do meu dia de trabalho e normalmente essas decisões são resolvidas assincronamente e rapidamente.

Ex:
● Se for uma viagem a trabalho, é importante eu decidir junto com o solicitante pois envolve questões familiares e para mim é importante parar, entender o contexto, alinhar e decidir.
● MOP: Como faço alguns trabalhos internos que são importantes para mim e para a empresa, é imporantante validar o ROI (retorno do investimento) de trocar um MOP por um outro trabalho.

Perceba que essas são as restrições e nível de delegação da minha agenda mas temos outros casos de outros Agile Expert (sem nomes para não expô-los) que vou partilhar com vocês como:

● Mudança de agenda: Delegação 4 – Restrições: – 1 FS (fora de serviço) e HO (Home Office) por semana
● Máximo de 3 dias de treinamento por semana. Delegação em branco 5. Delegação em vermelho 4.
● Delegação em branco 6. Em vermelho Delegação 4 Nota: – O SO preto (Fora de serviço) geralmente indica que estou em BH (outra cidade). Pode me ligar, irei avaliar se tenho disponibilidade.

Com essa forma de acordos explícitos, restrições e delegação fica muito mais fácil nos organizarmos como times e corporativamente pois quando preciso da ajuda de alguém para atender algum cliente eu não preciso ficar perguntando pessoa por pessoa na empresa se ela tem disponibilidade ou não. Eu simplesmente abro a agenda de Agile Experts, valido a restrições e níveis de delegação que tenho para apontar um trabalho na agenda dessa pessoa.

Esse modelo ajuda demais nas tomadas de decisões mas também de nos adaptarmos e responderemos rapidamente às demandas quando aparecem. Sem contar que melhora a comunicação entre as pessoas e aumenta o nível de maturidade e responsabilidade entre os indivíduos.

Antes de concluir vale citar uma frase que sempre passamos para nossos alunos, clientes e colaboradores: “Delegation is not a binary thing. There are more options than being a dictator or an anarchist. The art of management is in finding the right balance.” By Management 3.0

Algumas reflexões que deixo para você:

“Você não pode delegar o que não tem autonomia”. Autor Desconhecido

“ Delegação é o primeiro passo para Confiança”, Toledo, Rodrigo deKnowledge 21

Estou feliz de poder compartilhar com vocês esse caso e se quiserem falar mais sobre o assunto, estou disponível.

Abraços e até a próxima.
Ricardo Caldas

Subescrever Newsletter

A sua mensagem foi enviada com sucesso. Obrigado.​